A primavera é uma delícia, mas quem sofre com alergias respiratórias (principalmente rinite alérgica) sabe que esta pode ser uma época complicada. Um dos “culpados” (que se alia aos ácaros e à poeira) é o pólen liberado em grande quantidade pelas flores. Por isso as pessoas mais sensíveis acabam sofrendo incômodos como espirros, coceira, coriza, inchaços e irritação.
Se você faz parte do time dos alérgicos, mas não quer deixar de aproveitar a beleza da primavera, separamos algumas dicas que podem lhe ajudar a aliviar os sintomas da alergia na estação:
1. Mantenha limpos os ambientes, mandando embora a poeira e os ácaros. Para os alérgicos ao pólen, deixar a janela do quarto fechada pode ajudar a reduzir as chances de uma crise alérgica.
2. Forre o colchão e o travesseiro com materiais impermeáveis. Isso evita o contato direto com agentes causadores (nesse caso os ácaros), aliviando os sintomas chatinhos. Trocar as roupas de cama uma vez por semana também ajuda.
3. Bichinhos de pelúcia, tapetes, cortinas e carpetes são ótimos na decoração, porém, acumulam ácaros e poeira. Para os alérgicos, talvez seja melhor guardá-los ou mesmo doá-los. Mas se o apego for grande, lave tudo com frequência.
4. Uma dica simples, mas de grande efeito para aliviar sintomas alérgicos, é fazer a higiene nasal com soro fisiológico algumas vezes ao dia. Experimente, e sinta a diferença.
5. Se a alergia ataca também os olhos, aposte nos óculos de sol em ambientes externos. Além de ajudarem a reduzir a sensibilidade, eles ainda são superestilosos!
Pronto! Agora você já pode curtir a primavera um pouco mais protegida das alergias típicas da estação ????