O início de um novo ano é um momento para fazer planos e promessas, mas também para dar atenção à saúde mental. Nesse contexto, a campanha Janeiro Branco 2025 chega com o tema “O que fazer pela saúde mental agora e sempre?”, incentivando a sociedade a refletir sobre o bem-estar emocional e a tomar ações práticas para preservá-lo.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com maior prevalência de depressão na América Latina e ocupa o segundo lugar nas Américas.
Esses números reforçam a importância de iniciativas que promovam a conscientização e criem espaços de diálogo. Para reforçar essa mensagem, a campanha conta com atividades como palestras, oficinas e eventos culturais, promovendo a troca de conhecimento e o engajamento coletivo.
Nós aqui da Farmácias Associadas apoiamos o Janeiro Branco 2025 e preparamos este conteúdo para ajudar a espalhar informações sobre o tema. Convidamos você a participar dessa causa, seja se envolvendo nas ações ou compartilhando conhecimento!
Por que é necessário falarmos sobre saúde mental
Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física. Com dados alarmantes e impactos crescentes na população, é essencial trazer o tema para o centro das discussões e promover ações concretas de apoio e prevenção.
- O Brasil enfrenta grandes desafios em saúde emocional, principalmente após a pandemia. De acordo com dados do Global Mind Project, 34% dos brasileiros relataram sentimentos de angústia, enquanto 38% estão em processo de recuperação, com jovens abaixo de 35 anos sendo os mais afetados.
- O referido estudo aponta ainda que os baixos índices de saúde mental podem ser resultado das mudanças trazidas pela pandemia, como o trabalho remoto, a hiperconectividade e as alterações no estilo de vida, que têm dificultado a volta ao bem-estar de antes.
- O Brasil é líder no mundo em prevalência de transtornos de ansiedade, de acordo com uma pesquisa de 2017 da Organização Mundial da Saúde. Novos dados divulgados em 2023 apontam que 26,8% dos brasileiros receberam diagnóstico médico de ansiedade.
- Entre 2011 e 2022, a taxa de suicídio entre jovens brasileiros aumentou 6% ao ano, enquanto os casos de autolesão na faixa de 10 a 24 anos cresceram 29% ao ano, apontam dados da Fiocruz.
Como cuidar da saúde mental agora e sempre
A Campanha Janeiro Branco 2025 incentiva pessoas e organizações a refletirem e agirem em favor de um mundo mais saudável emocionalmente. Entre as 12 ações propostas para cuidado da saúde mental, estão práticas simples e acessíveis que podem fazer a diferença no bem-estar individual e coletivo. Confira quais são elas:
1) Faça atividades físicas
Praticar exercícios regularmente ajuda a reduzir o estresse e melhorar o humor. Movimente-se de forma que seja prazerosa para você, praticando caminhadas, danças ou outros esportes.
2) Durma bem o suficiente
O sono de qualidade é essencial para equilibrar emoções e renovar as energias. Estabeleça uma rotina para dormir e crie um ambiente confortável e tranquilo.
3) Alimente-se de forma saudável
Uma alimentação equilibrada contribui para a saúde do corpo e da mente. Inclua frutas, verduras e alimentos ricos em nutrientes.
4) Invista em autoconhecimento, autoestima e autonomia
Dedique tempo para entender suas emoções e fortalecer sua confiança. Conhecer a si mesmo ajuda a lidar melhor com desafios e a tomar decisões mais conscientes.
5) Tenha hobbies terapêuticos
Encontre atividades que relaxem e tragam alegria. Hobbies são ótimas formas de aliviar a tensão e estimular a criatividade.
6) Pratique a gentileza, a paciência, a tolerância e a sensatez
Cultivar atitudes positivas fortalece relações e contribui para um ambiente mais saudável. Comece com pequenos gestos no dia a dia.
7) Conecte-se com a natureza e a proteja
Estar ao ar livre reduz o estresse e portanto aumenta a sensação de bem-estar. Cuide do meio ambiente como forma de retribuir os benefícios que ele oferece.
8) Procure ajuda pessoal e profissional quando necessário
Não hesite em buscar apoio de amigos, familiares ou profissionais da saúde. Pedir ajuda é um ato de coragem e cuidado consigo mesmo.
9) Incentive a conexão humana e o respeito em todos
Valorize as relações interpessoais e promova diálogos respeitosos. A conexão com outras pessoas é essencial para uma vida mais equilibrada.
10) Exerça os seus direitos e respeite os direitos alheios
Conheça seus direitos e defenda-os de forma consciente. Ao mesmo tempo, respeitar o espaço e as escolhas dos outros é fundamental para a harmonia social.
11) Defenda a sua qualidade de vida e a qualidade de vida de todos
Trabalhe em prol do bem-estar coletivo, seja na sua comunidade, bem como no trabalho ou entre amigos. Afinal, pequenas ações podem gerar grandes impactos.
12) Promova a ampliação e a efetivação de políticas públicas
Apoie e exija iniciativas que garantam o acesso à saúde mental para todos. Políticas públicas são essenciais para fortalecer a sociedade como um todo.
Janeiro Branco 2025: como surgiu a campanha?
O mês de janeiro, tradicionalmente associado a novos começos, costuma ser o momento ideal para repensar nossas vidas e focar no que realmente importa, incluindo a saúde emocional, que muitas vezes deixamos de lado.
Por isso, a campanha Janeiro Branco usa esse período simbólico para convidar todos a refletirem sobre suas emoções, estabelecerem novos objetivos e, principalmente, priorizarem o bem-estar psicológico.
Criada em 2014 pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, a campanha cresceu ao longo dos anos e, em 2023, conquistou o reconhecimento oficial como lei federal, consolidando-se como um importante marco no calendário nacional.
Como participar do Janeiro Branco 2025?
Apoiar o Janeiro Branco 2025 é simples e pode ser feito de diversas formas. Uma delas é acessando o site oficial da campanha (janeirobranco.org.br) e baixando os materiais gratuitos com dicas práticas para cuidar da saúde mental.
Pessoas e empresas também podem organizar eventos locais, como por exemplo palestras e debates, para promover a conscientização sobre saúde mental. E para fortalecer ainda mais o movimento, utilize as redes sociais para apoiar a campanha, usando as hashtags #JaneiroBranco e #JaneiroBranco2025.
Compartilhe sua experiência ou sugestão sobre a campanha Janeiro Branco nos comentários! Vamos juntos criar uma rede de apoio à saúde mental e espalhar a conscientização!
* Confira também aqui no blog o post Você é introvertido? Saiba mais sobre essa característica de personalidade e suas vantagens.
** Com informações de Agência Brasil e Instituto Janeiro Branco.