Feriadão em casa: 9 ideias para curtir os dias de descanso

feriadão em casa ideias de atividades

Para a maioria das pessoas, passar um feriadão em casa nunca foi um problema. Afinal, na correria do cotidiano, uns dias de descanso no aconchego do lar caem super bem.

Entretanto, com a pandemia nos obrigando a passar menos tempo na rua, a ideia de permanecer dentro de casa nos dias de folga pode parecer bem aborrecedora. Ainda mais quando falamos de um feriado prolongado como o de Páscoa.

Porém, como o distanciamento social ainda é uma medida importante para conter o contágio do coronavírus, passar o feriado passeando por aí não é opção. A saída é pensar em alternativas para deixar os dias em casa com aquele clima gostoso de feriado!

Nesse sentido, preparamos uma listinha com algumas sugestões para curtir em casa o feriadão que está chegando por aí. Bora conferir?

9 IDEIAS PARA CURTIR O FERIADÃO EM CASA
1) Fazer uma programação especial com as crianças

Se para a gente que é adulto a quarentena já é difícil, imagina para quem é criança, não é mesmo? Então que tal aproveitar o feriadão em casa para fazer uma programação especial com os pequenos?

Brincadeiras como acampamento e ensaio fotográfico são algumas das nossas sugestões. E você pode conferir mais dicas aqui no blog no post 7 atividades para se divertir em família durante a quarentena.

dicas para curtir o feriado em casa

2) Investir em rituais de bem-estar

Se você nunca encontra tempo para se exercitar, o feriadão pode ser uma oportunidade para mexer um pouco o corpo. Colocar uma roupa confortável e fazer uma boa sessão de alongamento certamente vai deixar você mais disposta. Outra ideia bacana é apostar em rituais de beleza que promovem a sensação de relaxamento, como a aplicação de máscaras faciais.

Seja qual for a sua opção, você pode saber mais sobre cada sugestão nos links que seguem:

3) Maratonar séries e filmes

Assistir séries e filmes já é um clássico para passar um feriadão em casa. Mas sabe quando falta inspiração e você não tem mais ideia do que assistir? Pois então, nossa sugestão é a lista 12 dicas de filmes para ajudar a animar um dia ruim

Outra opção que você também encontra aqui no blog é a lista 11 filmes sobre mulheres fortes para assistir online.

4) Resgatar o hábito da leitura

Você vem sentindo vontade de se dedicar mais aos livros mas encontra dificuldade de manter o hábito? Então que tal aproveitar o feriadão em casa para colocar a leitura em dia? A gente por aqui dá aquela força com o post 7 dicas para ler mais e fazer da leitura um hábito.

ideias para passar o feriado em casa

5) Começar uma horta

Seja para preparar um chá ou temperar uma comida, as ervas aromáticas são tudo de bom. Melhor ainda quando você tem a oportunidade de colher as folhas na hora, direto do pé. 

E então, gostou da ideia? Se sim, o feriadão em casa pode ser uma ótima oportunidade para começar a sua hortinha caseira. E se pintar dúvidas de por onde começar é só conferir o post Horta em casa: como cultivar ervas para chás.

6) Preparar uma receita nova

Nem tudo na cozinha é rápido de ser feito. Por isso, um feriadão prolongado pode ser a ocasião perfeita para testar receitas novas e cozinhar sem pressa, curtindo cada etapa do processo. Para se inspirar, procure no Youtube pelo tipo de culinária que você mais curte e aproveite para conhecer novos sabores!

7) Organizar os armários

É bem provável que a pandemia tenha alterado sua rotina e, por consequência, seu modo de vestir. Para quem pôde adotar o home office, por exemplo, a chance de as roupas mais formais terem perdido espaço é grande. O mesmo vale para aquelas peças guardadas para ocasiões especiais.

Dessa forma, o feriadão em casa pode ser uma oportunidade para fazer aquela limpa no guarda-roupa. Se você se animar, no post 10 ensinamentos de organização de Marie Kondo tem dicas bem legais.

Ah, e vale lembrar que nas regiões de clima frio, as campanhas de arrecadação de agasalhos devem começar em breve. Assim, você já pode aproveitar para se adiantar e separar peças para doação.

feriado em casa dicas do que fazer

8) Encontrar um novo hobby

Há quem diga que ter um hobby é tão importante quanto dormir bem e se alimentar. Isso porque quando você desempenha uma atividade por puro prazer, acaba aliviando as tensões do cotidiano e retomando o fôlego para lidar com os novos desafios.

Aqui no blog já falamos, por exemplo, sobre 3 dicas para aprender a bordar à mão. Mas, se você não curte muito os trabalhos manuais, pode conferir outras 7 opções de hobbies para combater o estresse

9) Relaxar e aquietar a mente

Embora a possibilidade de ficar em casa seja um privilégio, visto que muitas pessoas exercem atividades essenciais e precisam sair às ruas para desempenhá-las, nem por isso o isolamento social é algo fácil de ser enfrentado. A mudança abrupta no cotidiano pode desencadear sintomas de ansiedade, e saber como amenizá-los é um aprendizado importante.

Assim, o feriadão em casa pode ser também um momento mais do que necessário para descansar, relaxar e controlar a ansiedade. Se essa for a sua opção, nossa dica é conferir o post 7 dicas para ficar bem na quarentena.

E então, qual vai ser a sua opção para o feriado? Você tem alguma dica para compartilhar conosco? Conta pra gente nos comentários!

___________________________________________________________________________________________________________

* Confira também aqui no blog o post Fadiga da quarentena: as causas do cansaço e dicas para seguir vigilante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.